AS CEBs … Das quais muito se fala, Pouco se conhece – A TFP as descreve como são (PDF)

É provável que, à míngua de estatísticas, não haja nenhum brasileiro que saiba qual seja, em nosso País, o número que atingiriam, todos somados, os proprietários de imóveis urbanos e rurais, de empresários industriais e comerciais, de acionistas e de detentores de títulos públicos e privados, bem como de donas-de-casa servidas por domésticas.

Para os efeitos do que se exporá a seguir, a esse número, já muito considerável, haveria que somar ainda os que, não participando embora de qualquer das categorias acima, vivem exclusivamente do trabalho de suas mentes. Do trabalho intelectual, tomado este último adjetivo em sentido tão amplo, que chegasse a abranger não só os portadores de diplomas universitários, secundários ou técnicos, mas até profissionais sem estudos de habilitação definidos, que ganham seu pão mercê da argúcia ou da agilidade de seus espíritos, de seu senso das realidades, ou da finura de seu trato: qualidades, todas estas, intelectuais a um ou outro título. A numerosa e indispensável classe dos corretores de imóveis, de títulos ou valores, por exemplo.

Por sua mera importância numérica, tão vasto conjunto de brasileiros pode constituir no País uma grande força. A força de todos aqueles cuja missão e cujos direitos naturais o socialismo visa minguar, solapar e aviltar. E contra os quais o comunismo desfecha o golpe supremo: quanto 2 aos direitos, negando-os do modo mais radical, e quanto à missão, esmagando-a sob a bota da chamada ditadura do proletariado.

Mais ainda do que pelo peso do número, esse segmento social vale pela natural e óbvia influência das funções que exerce. De tal forma que, se algum ukasse malfazejo reduzisse de um momento para outro ao trabalho braçal todas essas categorias de brasileiros, o País pararia, e logo depois despenharia pelos resvaladeiros de uma decadência precipitada.

Ao país a que se extinguem as elites sucede, em pouco tempo, exatamente o mesmo que a um corpo do qual se corta a cabeça.

Faça já o download gratuito do livro!

Avaliações

You must log in to submit a review.

Comments are closed.